Facebook   Instagram   Youtube   Pinterest   Linkedin

Blog

  • Conteúdos e novidades da CIT, fabricante dos Tecidos Constâncio Vieira.
O que há por traz do algodão sustentável?

Já notou que as roupas estão vindo com a etiqueta de algodão sustentável? Até chegar nessa etiqueta, existe um processo bastante longo e sério.

O consumidor não quer apenas se vestir com roupas da moda. Ele quer seguir a moda e expressar sua preocupação com o meio ambiente através de uma atitude sustentável por meio das suas escolhas. Para deixar mais transparente e sério todo esse processo da moda sustentável, existem certificações. No caso do algodão, existe o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) que centraliza o licenciamento BCI - Better Cotton Initiative, mundialmente reconhecida para a concessão de licenciamento do Melhor Algodão. Na prática, quem recebe a certificação é o produtor de algodão que deve atender 6 critérios:

  1. Melhores práticas para a cultura do algodão para que o manejo seja saudável ao meio ambiente e seguindo princípios que garantam a qualidade de sua fibra;
  2. Preservar a qualidade da fibra zelando todo o processo desde a colheita do caroço do algodão, manuseio e armazenamento visando minimizar danos, impurezas e contaminações;
  3. Conservação dos habitats naturais e biodiversidade utilizando as terras de acordo com a legislação nacional ,cuidando de toda a fauna e flora, inclusive no entorno das áreas utilizadas pelo produtor;
  4. Zelo pela saúde do solo aplicando os nutrientes conforme a necessidade da terra, cultura e época, otimizando as dosagens e a maneira como é aplicado. Todo o manejo deve incluir práticas que minimizem a erosão e contenção do solo para proteger fontes de água potável e outros cursos d’água;
  5. Consumo eficiente de água usando-a de forma consciente e otimizada;
  6. Relações justas de trabalho dando a liberdade a pequenos produtores de desenvolver associações ou organizações de caráter voluntário de acordo com seus interesses. É proibido também o trabalho infantil e mão-de-obra compulsória ou forçada, incluindo a traficada ou escrava para pagamento de dívidas.

Até aqui falamos somente do produtor de algodão, mas ainda existe um longo caminho para a fibra se transformar naquela roupa linda da sua loja preferida. De forma bem sucinta, as etapas que o algodão percorre é Produtor > Indústria Têxtil > Confecção > Loja.

Não são todos os produtores que são certificados, então a indústria têxtil pode escolher de onde comprar o algodão que será utilizado para a produção do fio que depois se transformará em tecido. Mas, para garantir que o algodão realmente é certificado BCI, as indústrias que desejam comprá-lo precisam ser aceitas pelo BCI para ter acesso a plataforma. Da mesma forma acontece com as confecções que compram o tecido produzido com este algodão sustentável, formando assim uma cadeia responsável percorrida pelo algodão. Quando encontrar a etiqueta de Algodão Sustentável nas roupas, saiba que tem todo o valor para você e o meio ambiente, onde produtores e empresas assumiram o compromisso de praticar, escolher e oferecer com responsabilidade, produtos que fazem bem a você, ao planeta e a todos aqueles que estão envolvidos do início ao fim deste processo.

Seja responsável! Seja sustentável! 

  • Compartilhe:

Dúvidas?

Se você tem alguma dúvida quanto aos nossos produtos, entre em contato através do telefone, chat ou clicando no botão "Clique Aqui".

Ligue-nos

(11) 5054-1300

Envie E-mail

Clique Aqui