Facebook   Instagram   Youtube   Pinterest   Linkedin

Blog

  • Conteúdos e novidades da CIT, fabricante dos Tecidos Constâncio Vieira.
Qual a importância do teste de peso?

Um dos testes de qualidade que os Tecidos Constâncio Vieira são submetidos é a medição do peso que é fundamental para averiguar a gramatura e a regularidade do tecido.

O peso do tecido pode ser influenciado pelo título do fio, construção - sarja leve 2x1 ou pesada 3x1 - ou se a trama é mais fechada ou mais aberta (mais batido, menos batido).

Como fazer o teste de peso?

A gramatura do tecido em si, refere-se à massa por área de tecido, sendo expressa em gramas por metros quadrado (g/m²).

Para calcular g/m²:

  1. Obtenha uma amostra do tecido com as medidas de 1 X 1 metro; 
  2. Submeta esta amostra para pesar em uma balança (em gramas); 
  3. Multiplicar as dimensões pelo peso; 
  4. O resultado será o peso do tecido pela área de 1 metro quadrado, teremos assim o resultado em g/m². 

Para sabermos quanto tem por metro linear (g/m linear) é necessário multiplicar pela largura (metros), ficando g/m linear = g/m² X largura (metros).

Por que é importante entender sobre o peso do tecido?

Sua principal importância é conferir se está dentro dos padrões pré-estabelecidos para as peças serem confeccionadas de forma segura sem comprometer sua qualidade. Por exemplo, podem existir sarjas próprias para confecção de bonés, mas não para calças, isso porque a peça necessitará que o tecido tenha uma resistência e durabilidade diferente para o tipo de aplicação e movimento exigido. Outra questão importante é a costurabilidade, ou seja, para cada tipo de tecido e aplicação, deverá ser adotada agulha, linha e técnicas de costura diferenciadas. O caimento do tecido também está relacionado com o peso do tecido.

Os critérios para medição e avaliação de gramatura dos tecidos são realizados pelo Laboratório de Qualidade da CIT – Companhia Industrial Têxtil - e obedecem às normas estabelecidas, submetendo a ensaios em toda Linha de Produção e comparando-os com suas respectivas especificações.

EQUIPE CIT.

  • Compartilhe:

Dúvidas?

Se você tem alguma dúvida quanto aos nossos produtos, entre em contato através do telefone, chat ou clicando no botão "Clique Aqui".

Ligue-nos

(11) 5054-1300

Envie E-mail

Clique Aqui