Facebook   Instagram   Youtube   Pinterest   Linkedin

Blog

  • Conteúdos e novidades da CIT, fabricante dos Tecidos Constâncio Vieira.
110 anos: Mês de aniversário dos Tecidos Constâncio Vieira

No último dia 10, os Tecidos Constâncio Vieira completaram 110 anos.  Em 1912, nasce a marca Tecidos Constâncio Vieira, mesmo ano que nasce o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e inauguração do Bondinho do Pão de Açúcar e o emblemático naufrágio do Titanic. Passou pela Primeira e Segunda Guerra Mundial, pelas Diretas Já e por último a Pandemia da Covid-19.

Poucas são as empresas que conseguem manter a solidez durante tantos anos no Brasil, principalmente, quanto se trata de uma gestão familiar passada de geração para geração.

Em comemoração aos 110 anos no mês de setembro, fizemos 30 posts diários nas redes sociais contato um pouco da nossa história e curiosidades que representam a evolução da marca ao longo dos anos. Se você não viu, acompanhe aqui .

  • Tudo começou com o Sr. Constâncio Vieira, fundador.
     
  • ​​Nesta foto mostra 4 gerações, sendo da esquerda para a direita: Sr. Antuzo Vieira, Sr. Constâncio Vieira, Sr. Roberto Constâncio Vieira e Sr. Roberto Constâncio Vieira Filho, sendo este último, presidente da marca até os dias atuais.


     
  • Desde sua fundação, a fábrica era conhecida como Fábrica Senhor do Bonfim. Isso porque a fábrica está situada no bairro do Bonfim onde fica a Igreja Senhor do Bomfim em Estância-SE. Ao longo dos anos, seus produtos receberam a marca Tecidos Constâncio Vieira que leva o nome da família, mais precisamente do fundador Sr. Constâncio Vieira.
     
  • ​Curiosidades: você sabia que nossa fábrica projetou uma Vila Operária? O fundador, Sr. Constâncio Vieira, projetou uma Vila Operária com aproximadamente 50 casas, construídas nas proximidades da fábrica para venda subsidiada aos mesmos. Conhecido por sua generosidade, o Sr. Constâncio Vieira facilitava o pagamento desta moradia com vencimentos em várias pequenas parcelas. A consciência de um desenvolvimento sustentável social e humano é nossa prática há 110 anos.
     
  • Na década de 70, o Grêmio União-Têxtil era o local onde aconteciam as recreações e festas. Hoje, neste local, funciona o Projeto Pro Bomfim que nasceu em 2013, junto com o novo ciclo de investimentos tecnológicos do parque fabril. O projeto leva o desenvolvimento sociocultural para Estância-SE, incentivando a comunidade por meio de atividades nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e artesanato. Nosso compromisso é trazer progresso para a região, reinvestimento no potencial do seu povo.
     
  • Desde 1988, nossa fábrica utiliza madeira de reflorestamento próprio em nossas caldeiras. Toda madeira usada como combustível nas caldeiras que abastecem o processo de produção dos nossos tecidos é de reflorestamento! São mais de 800 mil pés de eucalipto em nossa fazenda. A iniciativa tem promovido benefícios ambientais como, a regulação climática, captação de CO2 da atmosfera através da fotossíntese, entre outros.
     
  • ​Em 2006, a indústria passa a ser certificada pela Bureau Veritas com a ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade. Com o compromisso firmado há 110 anos, nossa busca é oferecer sempre o que há de melhor para os nossos clientes. Todos os processos são documentados e controlados por meio do nosso sistema de gestão de qualidade, além de seguirmos à risca as normas técnicas para a produção dos nossos tecidos.
     
  • Em 2013, nasce a CIT tornando-se a fábrica mais moderna da América Latina de ponta a ponta, após o início de um novo ciclo de investimentos de mais de 100 milhões de reais com a mais alta tecnologia, resultando em altos índices de eficiência.
     
  • Em 2019, nossa marca fez adesão à Política para Aquisição de Algodão Licenciado ABR/BCI. Estamos orgulhosos de sermos membros da The Better Cotton Initiative / BCI (traduzido do inglês: Iniciativa por um Algodão Melhor). O que isso significa? A empresa que adere uma política de aquisição de algodão licenciado BCI, demonstra capacidade, não apenas de produzir tecidos compostos por algodão de boa qualidade, mas também, de selecionar seus fornecedores levando em consideração as melhores práticas para a cultura da fibra, de forma que conserve a saúde do solo, os habitats naturais e a biodiversidade, o consumo eficiente da água e que mantenha relações justas de trabalho. Tudo isso zelando e protegendo a qualidade da fibra. A escolha de uma indústria têxtil por produtores que se enquadram às regras dessa certificação promove uma cadeia produtiva sustentável, do produtor de algodão até a confecção do vestuário.
     
  • Em 2020, trouxemos mais uma inovação em nossos processos voltados a sustentabilidade. Adotamos uma nova tecnologia para acabamento dos tecidos que permite o baixo consumo de água e energia e a redução da emissão de CO2 ao meio ambiente.
     
  • Em 2021, nossa marca se tornou parceira do movimento Sou de Algodão que cultiva a moda responsável do Brasil.
     
  • ​Você sabia que há 5 anos nossos tecidos estão presentes no Teleton? A maratona televisiva para arrecadar doações para a AACD recebe nossos tecidos que são usados nos cenários do SBT. Temos orgulho em estar presente como apoiador de uma causa tão séria e importante para atender as crianças com deficiência.
     
  • Para colaborar com o futuro de forma sustentável nos 3 pilares do ESG, adotamos há 13 anos práticas de planejamento e gerenciamento estratégico que são apoiados pela consultoria GPE trazendo os mais atuais métodos de análise estratégica de mercado.

Estes foram alguns fatos históricos da marca Tecidos Constâncio Vieira neste caminho de tradição e compromisso com os colaboradores, fornecedores e clientes, para fazer a diferença na sociedade em todos os aspectos financeiro, social e ambiental, vestindo o Brasil com a nossa marca.

Obrigado por estar conosco nesta história!

EQUIPE CIT. 

  • Compartilhe:

Dúvidas?

Se você tem alguma dúvida quanto aos nossos produtos, entre em contato através do telefone, chat ou clicando no botão "Clique Aqui".

Ligue-nos

(11) 5054-1300

Envie E-mail

Clique Aqui